domingo, 22 de agosto de 2010

Bola de Meia Bola de Gude.

Johan Huizinga

Homo Ludens
O Jogo Como Elemento da Cultura.


O Huizinga nos traz que o jogo é mais antigo que a cultura e que os animais não esperaram os homens para iniciar as atividades lúdicas.


" Bastará que observemos os cachorrinhos para constatar que, em suas alegres evoluções, encontram-se presentes todos elementos essenciais do jogo humano" Huizinga


Em discussão na sala de aula descobrimos que o Lúdico é uma fuga da realidade, processo criativo.
Já Adriana Friedmann diz que os adultos quando brincam fogem da realidade e as crianças quando brincam se aproximam do mundo real.
Huinzinga relata que todo jogo significa alguma coisa,  que todo jogo tem regras e as regras é de quem joga.
Eu jogo porque eu quero não que alguém me forçou, o jogo é voluntário.
A aula também nos fez refletir que todo esporte vem de um jogo, porem perdendo suas caracteristicas lúdicas.
Para Santos (org),1997, A palavra lúdico vem do latim Ludus e significa brincar e no brincar estão incluído os jogos, brinquedos e divertimento e é relativo também á conduta daquele que joga que brinca e que se diverte.
Cabe destacar, se o lúdico ficar "preso somente á sua origem, o termo lúdico estaria se referindo apenas ao jogar, ao brincar, ao movimento espontâneo. O lúdico extrapola esse conceito, o lúdico é uma necessidade básica da personalidade, do corpo e da mente, faz parte das atividades essenciais para o ser humano.
De acordo com Marcellino (1990, p.24) " percorrer os verbetes dos dicionários na busca do significado lúdico é uma experiência interessante, mas pouco esclarecedora".