domingo, 19 de setembro de 2010

JOGO IMPLICITO E EXPLICITO

EM BREVE!


FAIR PLAY

 Katia Rubio 


 
 
Segundo Katia Rubio o fair-play ou ‘espírito esportivo’, ou ‘jogo limpo’, ou ‘ética esportiva’ pode ser definido como um conjunto de princípios éticos que orientam a prática esportiva, principalmente do atleta e também dos demais envolvidos no espetáculo esportivo.
 



 
O Fair Play está relacionado à ética no meio esportivo, e surge na Grécia antiga, na altura dos jogos olímpicos, que se espera dos atletas um comportamento digno de espírito esportivo, entre outros aspectos reconhecendo a superioridade de um adversário perante a derrota a organização e prática do esporte sem considerar a ética e a moral, podem levar as pessoas a desacreditarem nos valores positivos que podem ser agregados quando da prática do esporte em todas as suas dimensões: educacional, comunitário, recreativo, adaptado e no alto rendimento, a partir de uma prática orientada para a valorização e respeito da pessoa humana.

Para Rubio o Fair Play - jogo limpo, conduta ética a valorização do esforço rumo a performace humana (perfeição, excelência) é a promoção da paz através do bom entendimento entre os povos, são valores que não estão presentes apenas nas edições dos jogos mas encontram-se dissolvidos na cultura da sociedade contemporanea, rompendo fronteiras geográficas e barreiras econômicas, politicas ou raciais. 

UM VERDADEIRO FAIR PLAY EXECUTADO POR UM BRASILEIRO!

Educação Física

O que é Educação Física

Num primeiro momento alguns da sala acreditava que a Educação Física estava voltada somente para a saúde, porém conforme estudamos fazer tal afirmação é estar no senso comum é apresentar uma forma errônea, pois saúde tem haver com qualidade de vida, ser saudável e estar bem no aspecto biológico, psicológico e social.
Em um olhar mais antropológico o qual eu estive pesquisando,  Daólio defende como uma expressão cultural.

Ao estudarmos um pouco de Suraya Dorido, percebemos que a mesma traz uma tabela  das influências e tendências da Educação Física com aspectos um tanto diferente.
Segundo a autora no Brasil, a Educação Física na escola recebeu influências da área médica com ênfase nos discursos pautados na higiene, saúde e eugenia, dos interesses militares e do nacionalismo.
Suraya também traz que BETTI(1991), afirma que a Educação Física no Brasil sofreu influencia do método Frances Método Desportivo Generalizado (método que a prioridade é o aspecto lúdico).
Após apresentarmos o que é Educação Física o professor nos trouxe uma aula falando da história da mesma, onde percebemos que há relação entre o militarismo e a educação física.
O corpo nú antigamente era sinal de pureza, as pessoas não tinham vergonha do seu corpo.

A educação física foi para escola para substituir a Filosofia( pois a filosofia faz pensar), nesta época acontecia o golpe militar.
Só a partir dos anos 80 que há discussão sobre as tendências .
As escolas eram tradicionais onde todos os alunos eram considerados iguais era uma  educação reprodutora .



Após 1980 há uma ruptura (mudança de paradigma).

Medina traz que educação física é corpo e mente, em 1981 FANI diz que educação física estuda o desenvolvimento humano, e João Batista Freire traz que a educação física educa pelo movimento( voltado para o construtivista), Mauro Betti diz que a educação física.
Após varias visões comecei a entender a Educação Física, não apenas como uma prática corporal,mas como corpo e mente, percebi que a mesma deve ser contextualizada, trazendo na sua prática uma teoria que tenha como base a socialozação, pluralidade cultural, com fim de diminuir qualquer tipo de descriminação, seja ela por etnia ou por habilidades motoras.

Terceiro encontro dos Povos Indigenas


Entrevista com o índio Ubirajara da Tribo: Pataxó.
Segundo o mesmo Guarulhos é terra de índio.



No dia 15 de Agosto tivemos a oportunidade de estarmos no terceiro encontro dos povos indígenas, promovido em Guarulhos.
O evento contou  com palestras, danças, jogos e exposições, e teve  como objetivo promover a cidadania, construir uma política pública que atenda o indígena urbano, promover o intercâmbio de valores tradicionais entre as etnias, incentivando a integração dos povos na prática dos esportes e nas manifestações culturais.
Para registrar este momento fiz um vídeo de fotos.
Neste vídeo voces poderão perceber que os colares tem muito a cor vermelho, pois a mesma é para os índios bons fluidos contra o olhar do povo branco.

Thais Silverio

Jogos e Brincadeiras

Jogos e Brincadeiras

As brincadeiras de rua além de estimularem a imaginação proporciona o convívio de crianças de diferentes faixas etárias. Em uma brincadeira de rua a criança poderá interagir com outras faixas etárias - permitindo assim que crianças mais velhas ajudem e protejam as menores, incrementando o senso de responsabilidade e sociabilidade.

Neste trabalhos apresentamos  e descrevemos brincadeiras de rua, dividindo-as em dois aspectos: brincadeiras que podemos praticá-las em espaço limitado, e brincadeiras que podemos praticá-las em espaço mais amplo. Brincadeiras essas, que fizeram parte de nossas infâncias e que ainda hoje sem nenhuma dificuldade, podemos realizá-las com muito prazer.
Mas sempre lembrando que atualmente por vários motivos é um tanto mais complicada de encontrar crianças brincando nas ruas com liberdade.
[...] quando um professor desperta na criança a paixão pelos estudos, ela mesma buscará o conhecimento e fará de tudo para corresponder. Isso ocorre não só com crianças nos níveis de pré-escola, primeiro e segundo graus, mas também no nível superior. Quando o aluno descobre que a maior  e melhor escola é aquela que existe dentro dele mesmo, ninguém mais o segura. ninguém mais precisara dizer-lhe para fazer isto ou aquilo. Ele mesmo se encarregará de buscar os " infinitos conhecimentos e experiencia" que existem e esperam por ele. Isso tudo se resume numa questão: saber despertar, conscientizar e confiar. (Almeida, 1998, p 64)

 
Bibliografia:

STAFF - CORRIDA PROGUARU.


Criada em 1979, a Proguaru completou 31 anos no dia 27 de Agosto, e para comemorar mais de 3 décadas de existência foi realizada a 2ª Corrida Pedestre dedicada a todos os funcionários da empresa. O evento foi realizado na manhã do último domingo de Agosto (29) na Avenida Paulo Faccini, em frente ao Bosque Maia. Um grande público esteve presente participando da corrida e prestigiando os colegas atletas. Após a corrida houve a entrega de prêmios como computadores, aparelhos de televisão, e microsystem, além de troféus, medalhas e sorteios de cursos e bolsas de viagem.
Para postar este dia especial, fiz uma montagem de fotos.





Mesmo sendo a ultima colocada,  Jaci nos ensinou muitas coisas, como a cooperação e como a perserança de nunca desistir.
Foi o segundo evento que pude estar participando, com o professor David e vai ser uma experiência que jamais esquecerei.

VAMOS LÁ PESSOAL ATITUDE...!!!!!