Jogos e Brincadeiras
As brincadeiras de rua além de estimularem a imaginação proporciona o convívio de crianças de diferentes faixas etárias. Em uma brincadeira de rua a criança poderá interagir com outras faixas etárias - permitindo assim que crianças mais velhas ajudem e protejam as menores, incrementando o senso de responsabilidade e sociabilidade.
Neste trabalhos apresentamos e descrevemos brincadeiras de rua, dividindo-as em dois aspectos: brincadeiras que podemos praticá-las em espaço limitado, e brincadeiras que podemos praticá-las em espaço mais amplo. Brincadeiras essas, que fizeram parte de nossas infâncias e que ainda hoje sem nenhuma dificuldade, podemos realizá-las com muito prazer.
Mas sempre lembrando que atualmente por vários motivos é um tanto mais complicada de encontrar crianças brincando nas ruas com liberdade.
[...] quando um professor desperta na criança a paixão pelos estudos, ela mesma buscará o conhecimento e fará de tudo para corresponder. Isso ocorre não só com crianças nos níveis de pré-escola, primeiro e segundo graus, mas também no nível superior. Quando o aluno descobre que a maior e melhor escola é aquela que existe dentro dele mesmo, ninguém mais o segura. ninguém mais precisara dizer-lhe para fazer isto ou aquilo. Ele mesmo se encarregará de buscar os " infinitos conhecimentos e experiencia" que existem e esperam por ele. Isso tudo se resume numa questão: saber despertar, conscientizar e confiar. (Almeida, 1998, p 64)
Bibliografia:
Nenhum comentário:
Postar um comentário