domingo, 19 de setembro de 2010

O que é Educação Física

Num primeiro momento alguns da sala acreditava que a Educação Física estava voltada somente para a saúde, porém conforme estudamos fazer tal afirmação é estar no senso comum é apresentar uma forma errônea, pois saúde tem haver com qualidade de vida, ser saudável e estar bem no aspecto biológico, psicológico e social.
Em um olhar mais antropológico o qual eu estive pesquisando,  Daólio defende como uma expressão cultural.

Ao estudarmos um pouco de Suraya Dorido, percebemos que a mesma traz uma tabela  das influências e tendências da Educação Física com aspectos um tanto diferente.
Segundo a autora no Brasil, a Educação Física na escola recebeu influências da área médica com ênfase nos discursos pautados na higiene, saúde e eugenia, dos interesses militares e do nacionalismo.
Suraya também traz que BETTI(1991), afirma que a Educação Física no Brasil sofreu influencia do método Frances Método Desportivo Generalizado (método que a prioridade é o aspecto lúdico).
Após apresentarmos o que é Educação Física o professor nos trouxe uma aula falando da história da mesma, onde percebemos que há relação entre o militarismo e a educação física.
O corpo nú antigamente era sinal de pureza, as pessoas não tinham vergonha do seu corpo.

A educação física foi para escola para substituir a Filosofia( pois a filosofia faz pensar), nesta época acontecia o golpe militar.
Só a partir dos anos 80 que há discussão sobre as tendências .
As escolas eram tradicionais onde todos os alunos eram considerados iguais era uma  educação reprodutora .



Após 1980 há uma ruptura (mudança de paradigma).

Medina traz que educação física é corpo e mente, em 1981 FANI diz que educação física estuda o desenvolvimento humano, e João Batista Freire traz que a educação física educa pelo movimento( voltado para o construtivista), Mauro Betti diz que a educação física.
Após varias visões comecei a entender a Educação Física, não apenas como uma prática corporal,mas como corpo e mente, percebi que a mesma deve ser contextualizada, trazendo na sua prática uma teoria que tenha como base a socialozação, pluralidade cultural, com fim de diminuir qualquer tipo de descriminação, seja ela por etnia ou por habilidades motoras.

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